Scratch
é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. Está
destinado à criação e promoção de sequencias animada para a aprendizagem de programação
de forma simples e eficiente. Oferece uma interface intuitiva e muito fácil de
compreender. No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar
desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem... Sua
programação é inteiramente visual. Ele recupera o modelo construtivista do Logo
e dos E-Toys Squeak.
Os
destinatários do Screatch são crianças do ensino fundamental, permitindo a
construção de animações, trabalhando também, numa abordagem interdisciplinar,
ou seja, utilizar conceitos das disciplinas escolares para montar projetos
específicos e permitir que que as crianças aprendam de forma criativa e
saborosa.
APRESENTAÇÃO
Quando você abrir o Scratch, você vai encontrar esta janela. Perceba que o programa contém várias partes:
1 - Botões de programação;
2 - Área de programação (comandos, trajes e sons);
3 - Tela de animação;
4 - Objetos(hierarquia)e palco.
a - Na área de animação, você escolhe os sprites que deseja inserir e utilizar para programar a sua animação.
b-Clique no sprite que você deseja programar e comece a arrastar os blocos de programação para a área de programação (meio). Quando quiser saber os efeitos de sua programação, clique na bandeira verde para visualizar.
Os botões de programação estão divididos em categorias:
1-MOVIMENTO
2-APARÊNCIA
3-SOM
4-CANETA
5-CONTROLE
6-SENSORES
7-OPERADORES
8-VARIÁVEIS
c-Em Arquivos de Programas/Scratch/Projetos (se o Scratch estiver instalado no seu computador), você encontra várias animações que o próprio programa oferece. Abra esses projetos e execute-os passo a passo. Assim, é possível adquirir uma boa noção de programação Scratch e evoluir no aprendizado.
APRESENTAÇÃO
Quando você abrir o Scratch, você vai encontrar esta janela. Perceba que o programa contém várias partes:
1 - Botões de programação;
2 - Área de programação (comandos, trajes e sons);
3 - Tela de animação;
4 - Objetos(hierarquia)e palco.
b-Clique no sprite que você deseja programar e comece a arrastar os blocos de programação para a área de programação (meio). Quando quiser saber os efeitos de sua programação, clique na bandeira verde para visualizar.
Os botões de programação estão divididos em categorias:
1-MOVIMENTO
2-APARÊNCIA
3-SOM
4-CANETA
5-CONTROLE
6-SENSORES
7-OPERADORES
8-VARIÁVEIS
c-Em Arquivos de Programas/Scratch/Projetos (se o Scratch estiver instalado no seu computador), você encontra várias animações que o próprio programa oferece. Abra esses projetos e execute-os passo a passo. Assim, é possível adquirir uma boa noção de programação Scratch e evoluir no aprendizado.